07/05/2025 | 17:20 | Guia SMI
Carro com 3 mil cigarros eletrônicos colide com viatura da Receita Federal após perseguição na BR-277
Guia SMI

Na manhã desta quarta-feira (07/05), a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu realizou uma importante apreensão de cigarros eletrônicos e óculos escuros, durante uma ação da Operação Fumus Iuris.

A operação, que visa combater o comércio ilegal de produtos contrabandeados, culminou numa perseguição intensa após o condutor de um veículo desobedecer ordem de parada e fugir pela BR-277 em direção ao município de Medianeira.

Durante a fuga, o motorista dirigiu em alta velocidade, ignorando sinalizações de trânsito e colocando em risco pedestres e demais motoristas. A perseguição só foi encerrada após o veículo colidir com uma viatura da Receita Federal, momento em que o condutor foi detido. Felizmente, ninguém se feriu.

A ação foi resultado da integração entre as equipes da Divisão de Repressão ao Contrabando da Receita Federal, Polícia Militar e o Centro Nacional de Operações Aéreas (CEOAR). Dentro do carro, os agentes encontraram aproximadamente 3 mil cigarros eletrônicos e 2 mil óculos escuros, todos acondicionados em fardos, totalizando um valor estimado de R$ 300 mil.

Além da apreensão, o motorista foi preso e conduzido à Polícia Federal. Durante a averiguação de seus dados, constatou-se que ele já possuía um mandado de prisão em aberto e agora também responderá pelos crimes de contrabando e desobediência. As mercadorias e o veículo foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais.

A Operação Fumus Iuris marca o início de uma nova frente de combate ao contrabando de cigarros convencionais e eletrônicos, prática que vem crescendo no país e abastecendo o crime organizado. Somente desde 2024, mais de 3,6 milhões de unidades desses dispositivos já foram apreendidas em território nacional.

A Receita Federal reafirma seu compromisso com a repressão ao comércio ilegal, destacando que esse tipo de atuação é essencial para proteger a economia formal, garantir a arrecadação tributária e preservar a saúde da população contra produtos não regulamentados. Novas ações estão previstas para os próximos meses.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Claudinei Mainardes participou da “Tribuna Popular” da Câmara de Vereadores
Publicado hoje as 09:31
Nova norma prevê que alunos com deficiência frequentem a rede regular de ensino
Publicado hoje as 09:29