12/08/2025 | 08:55 | Assessoria
Câmara rondonense confirma o afastamento temporário da Vereadora Tania Maion
Abertura de processo contra Tania Maion foi motivada por notificação do prefeito
Assessoria

Está confirmada no Edital de Convocação para a sessão desta segunda-feira (11) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, a inclusão da votação em turno único do Projeto de Resolução 3/2025. O texto prevê a suspensão pelo prazo de 30 dias do mandato da vereadora Tania Maion, conforme parecer final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

O Poder Legislativo instaurou procedimento após o prefeito Adriano Backes notificar a Câmara de Vereadores, alegando que Tania Maion teria afrontado o decoro parlamentar durante tentativa de fiscalização das atividades da Casa Lar, em abril deste ano.

Conforme parecer final da Comissão de Ética – que teve como relator o vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr) e recebeu votos favoráveis dos outros dois vereadores da Comissão, presidente Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e membro Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) – durante o processo foi possível “reconhecer que a vereadora, durante sua fiscalização na Casa Lar, cometeu excessos, causando ofensas, constrangimentos e humilhação aos servidores envolvidos, através de gestos e ações que causaram mal injusto, se valendo da posição de autoridade política de um dos Poderes constituídos do Município, com o objetivo de atender seu eleitorado e engajamento através de divulgação na tribuna e rede sociais.”A vereadora Tania Maion, após a apresentação do relatório, reafirmou que não infringiu nenhum regulamento da Casa Lar e que, ao fiscalizar o local, estava em pleno exercício do mandato. “Estou surpresa e indignada”, afirmou a parlamentar.

Para que seja confirmada a suspensão do mandato da vereadora, são necessários os votos favoráveis da maioria dos vereadores ao Projeto de Resolução 3/2025.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS