O Paraná em Ação, programa organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, passou em 2025 por 29 municípios de todas as regiões do Estado. Com a ajuda de parceiros e oferecendo serviços essenciais para a população, as equipes de trabalho realizaram 206.019 atendimentos, o que representa um aumento de 29,9% (158.506) em relação a 2024 e de 89,36% (108.793) na comparação com 2023.
Ao todo 51.811 pessoas participaram das feiras de serviço e, para aproveitar que diversas secretarias, empresas e instituições estavam reunidas em um único espaço, elas contabilizaram uma média de quatro serviços cada. O mais procurado foi a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN): foram 15.950 emissões do documento.
“Percebemos um crescente movimento pelos serviços prestados pelo governo e as prefeituras durante os eventos do Paraná em Ação. Em cada município anfitrião, os paranaenses puderam resolver pendências e renovar documentos e cadastros de forma rápida, confiável e sem custos”, comenta o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge. “Também foram feitos encaminhamentos para vagas de empregos e oferecidos serviços de saúde”, acrescenta.
Os eventos do ano começaram por Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, que somou 1.804 atendimentos, e foram encerrados em Corbélia, no Oeste, com 4.364 serviços prestados. Só em julho, mês de maior movimento, houve 46.468 atendimentos em cinco eventos – em Paranavaí, Ponta Grossa, Palotina, São José dos Pinhais e Paranaguá.
De acordo com o chefe da Unidade Técnica Paraná em Ação, Jean Carlo Anselmo Ribeiro, os resultados do Paraná em Ação evidenciam a força da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, prefeituras e instituições colaboradoras.
“Com mais de 51 mil participantes e destaque para as 15.950 emissões da Carteira de Identidade Nacional, essa atuação conjunta consolidou o programa como um importante instrumento de acesso à cidadania e de ampliação das políticas públicas no Estado”, afirma ele.
Em outubro, quando houve duas edições especiais em razão da campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, foram contabilizados 27.754 atendimentos, sendo 15.427 no Paraná Rosa em Ação, com ações voltadas ao público feminino.
Os municípios com os maiores números de serviços prestados em 2025 foram Londrina, no Norte do Paraná, com 15.708 atendimentos; Cascavel, no Oeste, com 15.378; e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com 13.521 atendimentos.
O programa de cidadania oferece, além da emissão de diferentes tipos de documentos, consultas e encaminhamentos para vagas de empregos, serviços de saúde, da Defensoria Pública e da assistência social, atividades culturais e de entretenimento para crianças e também cadastro habitacional, teste de DNA e divórcio consensual, além de tarifa cadastramento para a tarifa social de água e luz, entre outros.
Ao longo do ano foram realizadas 13 edições em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), sendo 12 em parceria com o Programa Justiça no Bairro.