25/03/2025 | 18:20 | AEN
Sanepar e prefeitura recuperam mina que abastece moradores de Lindoeste
AEN

A Sanepar e a prefeitura de Lindoeste terminaram a revitalização da mina que abastece os moradores do município no Oeste do Estado. A recuperação do manancial proporcionou melhoria da qualidade e aumento na quantidade de água.

O trabalho de recuperação ambiental foi executado de setembro do ano passado a fevereiro de 2025 e permitiu que a mina contribua hoje com 120 mil litros de água por dia, operando durante 11 horas. Ao longo dos anos, a mina vinha sofrendo com o assoreamento, o que reduziu o volume de água disponível para captação.

O aumento na produção é evidenciado pela média de horas de operação e pela média do volume de água produzido pelo poço que complementa o abastecimento da cidade. O volume de água produzida no sistema teve acréscimo de 14% e a média de horas de operação do poço caiu de 19 horas por dia para 11h. A produção total de água para o sistema subiu 13 mil litros por hora para 19 mil litros por hora. Este volume é suficiente para atender o consumo dos moradores.

A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, explica que esse trabalho é uma das ações contidas nos Planos de Segurança da Água (PSA). "Com esse instrumento podemos identificar e avaliar os riscos no abastecimento de água da sua origem até a distribuição para a população, buscando a melhoria da qualidade da água com a eliminação de possíveis focos de contaminação e estabelecendo eficiência na gestão da água, a fim de garantir a água para o consumo humano", destaca.

Metodologia

A revitalização da mina foi feita com sacos Eronot, junto com solo cimento. Os sacos Eronot são utilizados para contenção e destinados ao combate à erosão, estabilização de encostas, além de conformação de taludes. Eles são confeccionados em material geotêxtil que não agride o meio ambiente. Outra vantagem é que possuem flexibilidade que facilita a execução das obras, podendo contornar as árvores existentes na encosta, possibilitando assim a preservação das espécies vegetais nativas da região e garantindo a proteção do meio ambiente.

O processo de recuperação ambiental foi executado com recursos do Programa Fundo Azul e por meio de Termo de Cooperação Técnica celebrado entre Sanepar e Prefeitura de Lindoeste. Os valores investidos foram de R$ 204.920,00.

Rita diz ainda que com essas parcerias e com o cuidado de todos é possível mudar cenários críticos e contribuir para a conservação ambiental. "Com cooperação e ações conjuntas podemos garantir a perenidade dos mananciais para que eles tenham vazão contínua e volume suficiente para o abastecimento da população e podemos evitar desastres ambientais e evasão da água das nascentes", acrescenta.

Causas

Rios, lagos e minas sofrem com a ação do homem, que causa alteração na qualidade da água ou a redução do volume de água no seu curso. Essas alterações podem ser ocasionadas pela supressão da mata ciliar, pelo uso e ocupação do solo, pela falta de terraceamento nas áreas agrícolas, pela não manutenção ou pela supressão das árvores no entorno das nascentes e nas margens de rios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27