Cardeal americano Robert Francis Prevosté o novo papa; nome escolhido é Leão XIV
A Igreja Católica Apostólica Romana elegeu um novo papa na tarde desta quinta-feira, 8, no Vaticano. Conforme anunciado na Praça de São Pedro, o cardeal Robert Francis Prevost foi eleito.
Durante sua apresentação ao público, foi informado que ele assumiu o nome de papa Leão XIV. Em seu discurso, firmou compromisso com a paz, fez homenagem a Francisco e falou da vida missionária no Peru.
Leão XIV é 267º papa eleito, mas o primeiro dentre todos eles que é norte-americano. Vale lembrar que nos Estados Unidos, a maioria da população se considera protestante, o que também é relevante. Pensando nisso, conheça um pouco mais sobre o novo pontífice e sobre sua trajetória na Igreja Católica.
Quem é Leão XIV, eleito o 267º papa
Nascido em Chicaco, Illinois, nos Estados Unidos, o novo papa tem 70 anos de idade e é considerado uma figura 'ianque latino-americano'. O rótulo se dá por que, como cardeal, Robert Francis Prevost passou boa parte de sua vida em trabalho missionário no Peru, na América do Sul.
Durante sua trajetória na Igreja Católica, Robert Francis manteve uma relação próxima do papa Francisco, que morreu em 21 de abril de 2025. Conforme a imprensa especializada, os dois se consideravam amigos.
Desde 2023, Prevost é prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Nascido em Chicago, em uma família de origem francesa, formou-se em Direito Canônico.