Nesta terça-feira (1º), a Receita Federal apreendeu 5,540 kg de maconha durante uma fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Ciudad del Este (Paraguai). A droga foi encontrada em uma caixa de papelão escondida sob o banco de um ônibus que fazia a linha internacional entre as duas cidades.
Durante a inspeção, agentes da Receita Federal identificaram embalagens de erva-mate dentro da caixa. Ao abrir os pacotes, foram localizados vários tabletes de maconha prensada. Segundo informações da Receita, o entorpecente estava embalado a vácuo, posteriormente reembalado nas embalagens originais da erva-mate e, por fim, acondicionado nas caixas do produto, em uma tentativa de disfarçar o conteúdo e dificultar a identificação durante a fiscalização.
Após a apreensão, a droga foi encaminhada à delegacia da Polícia Federal para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.
A Receita Federal ressaltou seu compromisso no combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, em defesa da segurança nacional e em consonância com sua missão institucional. O órgão também informou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.