Operação Larápius
Trata-se de uma operação de repressão qualificada, deflagrada com o objetivo de coibir e investigar com rigor os crimes de roubo, especialmente aqueles praticados na região de fronteira oeste do Paraná.
Com o emprego de novas tecnologias investigativas e ferramentas modernas de inteligência policial, a Polícia Civil intensifica a apuração de delitos dessa natureza, visando não apenas a elucidação dos casos, mas também a redução do impacto desses crimes na vida da população, especialmente na cidade de Terra Roxa.
A ofensiva foi motivada, entre outros casos, por um episódio que causou grande comoção social: o roubo de um veículo à mão armada, ocorrido durante o período de repouso noturno, com restrição da liberdade das vítimas, um casal de aposentados — sendo um deles com mobilidade reduzida.
Os autores do crime, acreditando estar imunes à responsabilização penal por terem evitado as principais câmeras de monitoramento da cidade e utilizado vestimentas que ocultavam seus rostos, acabaram surpreendidos pela atuação eficiente da Polícia Judiciária, que identificou a autoria delitiva.
As investigações revelaram a participação de um casal reincidente, com fichas criminais extensas e histórico de atividade criminosa habitual, utilizando o crime como meio de vida.
Sob a gestão do Delegado Dr. Pedro Lucena, mesmo com menos de 40 dias de atuação à frente da unidade, a Delegacia de Polícia de Terra Roxa já demonstra uma nova postura investigativa: marcada pela celeridade processual, efetividade nas diligências e uma repressão qualificada e estratégica, voltada à segurança da sociedade e à responsabilização de criminosos.
A Operação Larápius conta, ainda, com o apoio da comunidade local, cuja colaboração tem sido essencial no fornecimento de informações que fortalecem as investigações e reforçam o compromisso das forças de segurança com a ordem pública.