O Paraná segue registrando altas taxas de turistas e viajantes em seus aeroportos internacionais. Juntos, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e o Aeroporto de Foz do Iguaçu (Oeste) registraram movimento de mais de 735 mil passageiros apenas em agosto deste ano.
Separando por terminal, o Afonso Pena (CWB) recebeu 538 mil passageiros durante o mês, reflexo de 4.326 operações, entre embarques e desembarques. Enquanto o Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) registrou mais de 197 mil passageiros ao longo de agosto, por meio de 1.250 operações. Os dados foram divulgados pela Motiva, concessionária que administra ambos os terminais no Estado.
“Recebemos mais de 764 mil turistas estrangeiros em 2025, sendo 53,9 mil apenas em agosto. Uma parte expressiva dessas entradas foi por via aérea, o que comprova que o turismo paranaense está em alta na atração, recepção e no bom atendimento ao turista, que dificilmente visita um destino sem uma malha aérea qualificada e versátil”, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual.
O saldo de agosto do aeroporto na Região Metropolitana de Curitiba representa um crescimento de 9,8% em relação ao mesmo mês de 2024, que contabilizou 490 mil passageiros, 7,6% em relação a 2023 (500 mil passageiros) e aumento de 18,7% em comparação com agosto de 2022 (453 mil viajantes).
Já o saldo do aeroporto da Terra das Cataratas também segue em crescimento constante. O número representa um aumento de 10,1% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 179 mil passageiros, 17% a mais na comparação com agosto de 2023 (168 mil pessoas) e alta de 45% comparado com o oitavo mês de 2022 (135 mil passageiros).
Resultado anual
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, mais de 5,5 milhões de viajantes movimentaram os terminais internacionais do Estado. Desse total, foram mais de 4 milhões passageiros registrados pelo Aeroporto Afonso Pena.
“Neste ano o terminal foi eleito o melhor da sua categoria na premiação Aviação + Brasil, da Anac. Isso, somado a melhoria contínua dos processos operacionais, tem sido fundamental para atender ao crescente número de passageiros”, disse o gerente do terminal, Éden Pisani Jr.
No mesmo recorte, dos oito primeiros meses do ano, passaram pelo Aeroporto de Foz do Iguaçu aproximadamente 1.447.000 passageiros. Segundo a concessionária, a expectativa é atingir os 2,2 milhões de viajantes até o fim do ano.
“Já havíamos registrado a melhor ocupação do país no primeiro trimestre do ano e um crescimento de 11% na movimentação do primeiro semestre. Com muito trabalho e dedicação caminhamos para retomar os índices pré-pandemia”, avalia o gerente do aeroporto, Vinícius Bueno.
Malha aérea em alta
O Estado receberá ainda em 2025 rotas aéreas que vão ampliar o alcance dos terminais estaduais. Os novos voos que conectam os estados do Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro, sem escalas, ao Paraná, já estão sendo comercializados pelas companhias aéreas Gol e Latam. As operações foram anunciadas no primeiro semestre deste ano e devem começar em outubro e novembro de 2025.
Já a conexão aérea internacional tem sete voos diretos com o Paraná, sendo três conquistados no ano passado. Do aeroporto Afonso Pena, um liga o Estado a Buenos Aires (Argentina), dois a Santiago (Chile), um a Lima (Peru), outro a Assunção (Paraguai) e um voo conecta diretamente o Paraná a Montevidéu (Uruguai). Com chegada em Foz do Iguaçu, um voo direto vem de Santiago (Chile).