Em discurso no espaço da “Tribuna Popular” durante a sessão de ontem (03) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, o secretário de Esporte e Lazer, Claudinei Lopes Mainardes, detalhou os s avanços conquistados em 2025 no cenário esportivo local e anunciou a iminente instalação de um Centro de Referência Paralímpico (CPR) no município.
Segundo ele, a confirmação foi feita na última semana pelo Governo do Estado.
A notícia foi o ponto alto do pronunciamento do secretário, que apresentou um relatório das ações mais importantes realizadas pela pasta ao longo deste ano.
Como exemplo, Mainardes destacou o papel ativo de Marechal Rondon na recente Conferência Decenal do Esporte do Paraná, a mais recente realizada em setembro em Foz do Iguaçu, e que teve como objetivo estabelecer as diretrizes estaduais para o período de 2026 a 2035.
Ele citou que, com iniciativa da delegação rondonense e apoio das demais de outros municípios, foi garantida a inclusão efetiva do termo “paradesporto e paralímpico” em todas as propostas, garantindo que estas modalidades recebam apoio do Governo do Paraná nos próximos 10 anos.
Centro de Referência Paralímpico
Sobre a instalação do Centro de Referência Paralímpico (CPR) em Marechal Cândido Rondon, Mainardes previu que a parceria com o Governo do Estado deverá ser assinada ainda neste mês.
O município será um dos três no Paraná a sediar o Centro.
O CPR será um polo para o desenvolvimento regional, atendendo toda a região lindeira e terá um duplo papel. No âmbito esportivo, atuará no atendimento e desenvolvimento de atletas; e no educacional, visando a capacitação de professores trabalharem com a deficiência.
Para consolidar os avanços, Mainardes defendeu a união entre os poderes públicos e a urgência na criação do Conselho Municipal do Deficiente. Ele lembrou que o Conselho de Esporte, já consolidado, é fundamental para o recebimento de verbas estaduais e que a criação do conselho para pessoas com deficiência é o próximo passo para garantir os recursos necessários para este setor.
Conforme o secretário de Esporte, o objetivo final da atual gestão é dar a dignidade merecida aos atletas para-esportivos e aos participantes da “melhor idade”, colocando-os no mesmo patamar do esporte tradicional.
Parcerias
Em relação à atuação da Secretaria de Esporte e Lazer, Mainardes elogiou o sucesso do modelo de parcerias do município, que abrange 18 modalidades esportivas e atende a mais de 3.200 atletas e participantes, do jovem ao idoso.
Este sistema, de acordo om o secretário, além de gerar resultados expressivos em competições estaduais, é visto como um fator de economia para o cofre público.
Mainardes sublinhou o impacto social do esporte: “a dimensão é muito grande, do jovem tirado das garras do tráfico, aos nossos idosos sendo bem atendidos”.