Anvisa aprova vacina do Butantan contra a dengue; pessoas de 12 a 59 anos poderão receber imunizante
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, 26, o registro da Butantan-DV, vacina de dose única contra a dengue fabricada pelo Instituto Butantan. A vacina é a primeira do mundo que tem dose única.
O imunizante deve ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas a data de início para aplicação ainda será definida pelo Ministério da Saúde. A Butantan-DV será usada para imunizar a população de 12 a 59 anos.
Sem especificar datas, durante coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o imunizante estará disponível no calendário vacinal no começo de 2026. "É um dia de esperança para a saúde brasileira. E a nossa expectativa é poder começar a utilização dessa vacina no início de 2026."
O Ministério da Saúde será responsável pela distribuição das doses aos Estados.
Antes mesmo da aprovação pela Anvisa, o Butantan já havia dado início à produção da vacina em seu parque industrial. Já existem mais de um milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao PNI.
O Butantan também tem uma parceria com a empresa chinesa WuXi, para aumentar ainda mais a produção das doses. O acordo permite uma capacidade maior de fornecimento para entregar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Testes clínicos
A vacina foi aprovada após cinco anos de estudos, com acompanhamento de voluntários do ensaio clínico de fase três encaminhado à Anvisa.