O Paraná é segundo estado com mais municípios habilitados no resultado preliminar do Edital de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres, divulgado nesta semana pelo Ministério das Mulheres. Com 43 municípios habilitados no edital, o Paraná puxou o avanço da Região Sul, que registrou 140 inscrições no edital, posicionando-se como a terceira região com maior procura, atrás apenas do Nordeste e do Sudeste.
A habilitação das cidades paranaenses representa um marco para o Paraná, que há poucos anos ainda não se destacava entre os melhores desempenhos do País. De acordo com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o avanço reflete o crescimento da governança pública estadual e o esforço conjunto da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) no fortalecimento da política para mulheres nos municípios.
“Hoje os nossos municípios têm apoio, conhecimento dos editais e das oportunidades. Isso só reforça o resultado do trabalho da Semipi no Estado do Paraná”, afirmou.
Leandre destaca ainda que o desempenho fortalece o pacto federativo e consolida o papel do Estado como articulador e apoiador das estruturas municipais. “O edital reconhece quem está com sua governança organizada. Para o Paraná, isso mostra que estamos no caminho certo, capacitando, orientando e dando suporte permanente aos municípios”, completou.
Para a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariana Neris, o cenário atual demonstra que as equipes municipais estão mais preparadas. “É notável que as equipes dentro dos municípios têm maior acesso às informações, conhecimento sobre editais e maior capacidade técnica para concorrer a oportunidades federais”, ressaltou.
O objetivo do chamamento público é qualificar o atendimento e fortalecer a capacidade local de planejar e implementar ações focadas no enfrentamento à violência, na promoção da autonomia econômica e na garantia de direitos. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres, visando ampliar a presença do poder público e consolidar uma política nacional de igualdade de gênero com maior capilaridade em cidades de pequeno e médio porte.
Lista de municípios habilitados:
Agudos do Sul
Assaí
Assis Chateaubriand
Bandeirantes
Bocaiuva do Sul
Campina da Lagoa
Castro
Centenário do Sul
Cianorte
Coronel Domingos Soares
Coronel Vivida
Cornélio Procópio
Dois Vizinhos
Guamiranga
Inajá
Ivaiporã
Itaperuçu
Jacarezinho
Lapa
Loanda
Lupionópolis
Mandaguari
Mangueirinha
Manoel Ribas
Mato Rico
Morretes
Paiçandu
Palotina
Pérola
Porto Vitória
Presidente Castelo Branco
Ramilândia
Rolândia
São Jerônimo da Serra
São João do Triunfo
São Jorge do Patrocínio
São Pedro do Paraná
Sertaneja
Teixeira Soares
Terra Boa
Tomazina
Ubiratã
Paranavaí