O bispo diocesano de Toledo, Dom João Carlos Seneme, publicou na tarde desta terça-feira (16), o decreto que oficializa as transferências e nomeações do clero para o ano de 2026.
O documento estabelece mudanças que envolvem 10 paróquias da Diocese de Toledo, além do Seminário Maria Mãe da Igreja, e define a reorganização pastoral que passará a vigorar a partir do próximo ano.
De acordo com a Diocese, as transferências fazem parte do processo regular de organização pastoral e administrativa, ocorrendo de forma periódica para atender às necessidades das comunidades, ao planejamento evangelizador e ao melhor aproveitamento dos serviços sacerdotais.
As mudanças buscam garantir a continuidade do trabalho pastoral, fortalecer a presença da Igreja junto aos fiéis e favorecer a dinâmica missionária nas paróquias.
O decreto episcopal também estabelece que as posses dos padres nomeados ocorrerão no mês de fevereiro de 2026, permitindo um período de transição para que os presbíteros e as comunidades possam se preparar para as novas etapas do trabalho pastoral.
A Diocese destaca que o processo é conduzido com discernimento, diálogo e espírito de serviço, em sintonia com a missão da Igreja.
De acordo com o decreto publicado, o seminarista Matheus Thim vai atuar como colaborador nas paroquias Sagrado Coração de Jesus e Maria Mãe da Igreja, em Mal. Cândido Rondon.
Para a paróquia Santa Rosa de Lima em Nova Santa Rosa, foi designado o padre Jairo Itamar dos Santos.