06/01/2026 | 09:15 | AEN
Ganhando o Mundo: grupo volta do Reino Unido com inglês afiado e novas experiências
AEN

Mais um grupo de 30 estudantes que participaram do Programa Ganhando o Mundo em 2025 desembarcou nesta segunda-feira (5) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos da rede pública estadual retornam ao Paraná após cursarem um semestre letivo no Reino Unido, como parte da edição 2025 do programa.

Ainda neste mês de janeiro, estão previstos os últimos desembarques vindos do Reino Unido da edição 2025: no dia 10, retornam 16 estudantes, e no dia 18, mais 54 alunos chegam ao Estado, encerrando oficialmente os desembarques do programa, que levou 1.300 estudantes paranaenses ao Exterior no último ano.

O retorno dos intercambistas ocorre de forma simultânea ao início da edição 2026, que será a maior da história do Ganhando o Mundo. Neste ano, 2 mil estudantes do ensino médio da rede estadual irão estudar no Exterior, distribuídos entre cinco países de língua inglesa: 1.000 no Canadá, 300 na Irlanda, 300 na Nova Zelândia, 200 no Reino Unido e 200 na Austrália. Os primeiros embarques já começaram, com 119 intercambistas atualmente em trajeto.

Acolhimento e aprendizado

Entre os alunos que retornaram do Reino Unido está Maria Júlia Faot, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Claudio Morelli, de Curitiba. Para ela, a experiência na Inglaterra e a convivência com os ingleses foi marcante. “A Inglaterra me acolheu como filha, fiz muitas amizades. Você se sente abraçada, acolhida, mas voltar para casa é uma sensação inexplicável, é incrível estar aqui de volta”, disse.

Segundo a estudante, o contato diário com o idioma a ajudou no aprendizado e desenvolvimento. Ao retornar, a jovem pretende compartilhar a experiência com as pessoas próximas. “Com certeza eu vou compartilhar com meus amigos do colégio, com meus vizinhos, com a minha família. Então, cada um que vive comigo um pouco vai ser afetado pelo que eu passei, pela minha história”, diz.

Outra aluna que desembarcou nesta segunda foi Milena Marangoni, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Gabriela Mistral, em Porto Barreiro, no Centro-Sul. A jovem destacou que a chegada no Brasil simboliza o fim de um ciclo positivo. Ela cita que a ida para outro país trouxe mais maturidade. “Fiz muitos amigos, é uma experiência única, que com certeza vai trazer benefícios na minha vida e no futuro”.

Milena também ressalta que a ida para a Inglaterra a ajudou muito no aprendizado e desenvolvimento do inglês. “O meu inglês melhorou muito com essa experiência, mas vou seguir me aprimorando cada vez mais”.

Ganhando o Mundo

Criado em 2022, o Ganhando o Mundo consolidou-se como a maior iniciativa pública de intercâmbio da América do Sul. O programa permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual cursem um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). A edição de 2026 será a mais ampla já realizada: os 2 mil participantes elevarão para 4.540 o total de jovens atendidos desde o lançamento da iniciativa, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões.

O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada estudante também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o intercâmbio.

O acompanhamento segue após o retorno ao Brasil. Os intercambistas desenvolvem projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, permitindo que as experiências adquiridas no exterior se multipliquem e alcancem toda a comunidade escolar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mesmo separados o homem se nega a deixar a residência. É ele quem fornece o cigarro eletrônico à menor
Publicado hoje as 15:03