A programação de shows do Verão Maior Paraná 2026 está apenas no segundo dia, mas já ultrapassa os recordes de público das edições anteriores. Neste sábado (10), a dupla Zé Neto & Cristiano, um dos principais nomes do sertanejo atual, e o DJ Jiraya Uai levaram 167 mil pessoas a Matinhos, no Litoral. É o segundo maior número registrado no festival promovido pelo Governo do Estado, atrás apenas de Alok, que tocou no dia anterior no mesmo palco e reuniu 338 mil pessoas.
Até então, a audiência do Verão Maior era liderada por Luan Santana, que no ano passado teve público de 164 mil pessoas. E neste ano, o Verão Maior, que é o maior festival gratuito do Brasil, promete: serão 39 shows em Matinhos e Pontal do Paraná ao longo de cinco finais de semana. E além de artistas de renome nacional, pela primeira vez a programação inclui também atrações internacionais.
A noite de sábado foi marcada por muita animação. Não teve quem ficasse parado com a energia de Jiraya Uai, fenômeno das redes sociais, com quase 2 milhões de seguidores no Instagram e 580 mil no TikTok. “A gente estava ansioso demais para vir tocar aqui, o pessoal mandou muitas mensagens nas redes sociais para a gente vir e agora a gente trouxe muita música boa, alegria e diversão", disse o artista.
O DJ goiano abriu a noite e trouxe uma mistura que caiu na graça da plateia: sucessos do sertanejo remixados no estilo eletrofunk, animados por um grupo de dançarinos muito peculiar. Ao estilo do fenômeno Carreta Furacão, que faz sucesso na internet, a equipe do "Cowboy do Eletrofunk” é formada por duas dançarinas e por bonecos dos personagens Fofão e Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo e um anão que é caracterizado como a “miniatura” do próprio Jiraya Uai.
Toda essa mistura combina com o estilo do DJ. O nome artístico faz referência ao personagem Jiraya – não o da série japonesa dos anos 1980, mas do anime Naruto – junto ao o “Uai", que evoca suas raízes mineiras. O visual também tem esse misto, com botas e chapéu de cowboy combinados com óculos juliet, grandes alargadores nas orelhas e tatuagens pelo corpo.
Teve quem atravessasse o Estado só para ver o espetáculo prometido por Jiraya Uai, como a também DJ Xaiene Castilho, de 23 anos, que encarou quase sete horas de estrada desde Guarapuava para poder ver o ídolo de perto. O esforço valeu a pena. “Foi o melhor show da minha vida, realizei o meu sonho”, garantiu.
“Eu via vídeos dele pelo Youtube e o Instagram e sempre quis realizar esse sonho de ver de perto. Cheguei às 14h, encarei chuva, não fui ao banheiro, não tomei água, só para ver ele de perto”, disse. “Fui escolhida para tirar foto com o Zé Neto & Cristiano mas não fui, porque era o Jiraya que eu queria".
Zé Neto & Cristiano
Já animados com o “esquenta” do DJ, foi como um foguete para a galera engatar nos hits de Zé Neto & Cristiano. Começando justamente com o sucesso “Barulho de Foguete”, que abriu o show marcado por muitas músicas populares que foram acompanhadas em coro pelo público.
Não faltaram outros sucessos, como “Largado às Traças", “Me Bloqueia” e “S de Saudade”. Outro hit da dupla paulista, “Seu Polícia" foi tocado com uma participação mais do que especial. A Banda da Polícia Militar do Paraná, que fez sucesso nas outras edições do Verão Maior, foi convidada pelos próprios artistas para cantar a música que não falta no repertório de covers dos músicos-policiais.
“A gente começou a colocar essa música no repertório a pedido do próprio público do Verão Maior, quando vinha abrir os shows no ano passado. Foi muito gratificante receber esse convite da dupla e ver o reconhecimento do público”, afirmou o capitão Jeferson Cardoso, maestro da Banda da Polícia, que a partir da semana que vem, vai abrir os shows de sexta-feira do Verão Maior em Matinhos.
Quem também subiu ao palco para uma participação especial foi a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. Apadrinhados por Zé Neto & Cristiano, os músicos assinam composições gravadas por outros grandes nomes do sertanejo, como Gusttavo Lima e Marília Mendonça.
O carinho e interação com o público que lotou as areias da Matinhos também foram pontos altos da noite, com Cristiano indo até a beira do palco para autografar objetos entregues pelos fãs.
Para a caminhoneira Andrea Lima da Cunha, foi a oportunidade para ver mais um show dos ídolos, desta vez de graça. “Eu sou apaixonada por Zé Neto & Cristiano. Já vim sexta-feira de Curitiba para ver o show do Alok, mas ficamos no fundo porque tinha muita gente. Desta vez, cheguei cedo e fiquei na frente. Foi sensacional, já fui em alguns outros deles, mas este foi especial”, disse. “O governo está de parabéns por trazer os artistas que a gente gosta para perto da gente. Nos próximos fins de semana estarei aqui de novo".
Próximos shows
O primeiro fim de semana de shows do Verão Maior ainda não terminou. Neste domingo (11), muito samba e pagode animam o público de Matinhos, com o grupo Jeito Moleque e o músico Belo, grandes nomes do gênero.
Até o início de fevereiro, a agenda vai reunir ainda outros grandes nomes da música nacional e internacional, como Gusttavo Lima, Ana Castela, Inner Circle, Gipsy Kings by Andre Reyes, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, Zezé di Camargo & Luciano, Raça Negra, Dilsinho, entre outros.
Além dos shows nacionais, músicos e bandas paranaenses também marcam presença nas areias do Litoral e nos balneários da Costa Noroeste, em Porto Rico e Porto São José. Ao todo, serão 52 shows nos Palcos Sunset do Verão Maior até o final da temporada.