22/01/2026 | 19:20 | AEN
Voos entre Curitiba e Lisboa iniciam em poucos meses; vendas já estão liberadas
AEN

A ligação aérea direta entre a região de Curitiba e Lisboa, anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e executivos da TAP em 2025, começa a operar em poucos meses. A rota regular, com início em 2 de julho de 2026, terá três voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena com destino à capital portuguesa. A venda de passagens está liberada e a compra deve ser feita no site da TAP Air Portugal, companhia aérea responsável pela nova conexão.

A operação marca a primeira rota aérea regular que conecta o Paraná diretamente à Europa. A ligação aérea tem potencial de facilitar deslocamentos de turistas e viajantes a negócios, além de ampliar a visibilidade do Estado no mercado europeu. Os voos diretos entre Curitiba e Lisboa serão mais mais baratos e três horas mais rápidos do que os que fazem escala em Guarulhos, em São Paulo. Há passagens à venda a partir de R$ 2,5 mil.

A linha utilizará aeronaves Airbus A330-200, que possuem capacidade para 269 passageiros, seguindo o trajeto direto de Lisboa à Curitiba, com uma parada técnica no Rio de Janeiro no retorno à Capital Portuguesa. As partidas do Paraná serão às terças, quintas e domingos.

Cooperação internacional

Para a consolidar a nova rota e fortalecer a promoção do Paraná no Exterior, foi firmado um protocolo de cooperação entre o Governo do Paraná – por meio do Viaje Paraná e Invest Paraná –, o Aeroporto Internacional Afonso Pena e a própria TAP Air Portugal com o objetivo de apoiar a divulgação da nova rota e promover o Paraná como destino turístico e de investimentos na Europa.

A estratégia de promoção internacional prevê participação do Estado em eventos do setor, como a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur Madri), a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL Lisboa) e a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB Berlin). Também serão feitas campanhas de comunicação e intercâmbio com influenciadores dos dois países, tudo isso com a meta de ampliar o fluxo de visitantes e consolidar o Paraná como destino de turismo e negócios.

Recorde

O turismo internacional está crescendo no Estado. Em 2025, o Paraná registrou o maior número de turistas internacionais da história: 1.064.416 pessoas. Os dados foram divulgados pela Embratur e Ministério do Turismo, com dados da Polícia Federal. O número é 5,4% superior ao maior registro até então, em 2019 (1.006.752), e 16,6% maior que os 912.255 turistas de 2024.

Os números ajudaram o Brasil a bater recorde de turistas estrangeiros em 2025, com 9.287.196. O Paraná ficou na 4ª posição como portão de entrada do País, representando 11,46%. São Paulo liderou o ranking, com 2.753.869 visitantes internacionais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2.196.443, e pelo Rio Grande do Sul, que recebeu 1.535.806 turistas ao longo do ano.

A ampliação da conectividade também acompanha investimentos e projetos de infraestrutura aeroportuária. Entre eles está a iniciativa de construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, prevista para conclusão até o fim de 2026, com objetivo de ampliar a capacidade operacional e viabilizar novas rotas. Em Foz do Iguaçu, a pista ampliada já homologada passou a ter 2.700 metros, tornando-se a maior da região Sul do País.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS