23/01/2026 | 18:20 | AEN
Paraná recebe pela primeira vez o Circuito Brasileiro de Beach Soccer
AEN

A Arena de Esportes do Verão Maior Paraná é palco da 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Beach Soccer, que começou em Matinhos nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25) nas areias de Caiobá. É o início da temporada da modalidade, que contará ainda com uma segunda fase também no Litoral do Estado, o Brasil Open, no final de semana seguinte, e outras oito espalhadas pelo Brasil em 2026.

Parte da programação oficial do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o primeiro dia foi de confrontos entre quatro equipes masculinas — Internacional (RS), Avaí (SC), Atlético Beach Soccer (PR) e Londrina Beach Soccer (PR) — e quatro femininas — Internacional (RS), Avaí (SC), Chapecoense (SC) e Rio Branco (PR). É a 1ª edição da competição com igualdade de gênero, promovendo a valorização do esporte feminino.

“Já vínhamos conseguindo traduzir isso em outros eventos. Começamos com o Cross Games, uma competição em nível seletiva para o nacional e de caráter internacional, com uma participação muito grande das mulheres. Depois partimos para o vôlei, onde tivemos uma forte participação feminina no Open de praia, e o futevôlei com ‘Elas por Elas’, no qual a gente acabou incluindo também os homens”, explica o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clesio Prado.

“Matinhos se tornou referência para o Brasil inteiro. No mundo esportivo, todo mundo pergunta o que está acontecendo no Paraná, o que acontece no Verão Maior. Quando eles veem os vídeos, os resumos das competições que estamos fazendo aqui em várias modalidades, isso chama atenção. O beach soccer, por exemplo, é promovido por uma empresa que realiza um circuito no Brasil inteiro, e eles ficaram impressionados com a estrutura e a organização oferecidas aqui”, afirma Prado.

Segundo o presidente da Beach Soccer Brasil, Hugo Loureiro, a escolha do Paraná para dar início a temporada foi motivada pela estrutura esportiva do Verão Maior. “É a primeira vez que uma etapa do circuito acontece no Paraná e eu, que sou paranaense, tenho muito orgulho de trazer essa competição ao nosso Estado. O Verão Maior não é referência apenas em Matinhos, mas em todo o Paraná e também na região Sul do Brasil. A estrutura oferecida pelo Governo do Estado no Litoral é, sem dúvida, uma das melhores do País”, destaca.

“A nossa ideia é levar o circuito sempre para as principais praias, com as melhores estruturas, em parceria com quem realmente investe no desenvolvimento do esporte, como é o caso da Secretaria do Esporte do Paraná. A expectativa é de que seja mais um grande sucesso e que o público daqui, principalmente a população local, possa desfrutar dessa experiência”, acrescenta Loureiro.

O beach soccer, ou futebol de areia, é uma modalidade esportiva derivada do futebol tradicional, mas disputada em quadra de areia com equipes com quatro jogadores de linha e um goleiro, jogando três tempos de 12 minutos cada. O jogo acontece em campos menores e com bola mais leve, o que favorece a agilidade da partida e acrobacias nas praias e arenas montadas especialmente para a prática.

No Brasil, o Circuito Brasil de Beach Soccer tem ampliado a visibilidade do esporte, fortalecendo o calendário nacional por meio de competições regulares em diferentes localidades. O Paraná vem consolidando uma base forte dentro da modalidade, com nomes como Edimar Funke, Carlos Andrey (Carlinhos) e Renan Otávio, nascidos em Matinhos e que integram grandes clubes, inclusive alguns deles convocados para a Seleção Brasileira.

Organizado pela Beach Soccer Brasil, o Circuito Brasil de Beach Soccer garante vaga na fase final nacional ao campeão de cada etapa. Todos os jogos em Caiobá têm entrada gratuita. No sábado (24), as partidas iniciam logo depois do almoço, às 13h30. Já no domingo as finais acontecem pela manhã, a partir das 8 horas. As partidas têm transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo e pelo Canal Gol Brasil, no YouTube.

No fim de semana seguinte, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, ocorrerá o Brasil Open, reunindo quatro equipes na categoria masculina: Rio Branco (PR), Chapecoense (SC), Avaí (SC) e Vasco da Gama (RJ), destaque da competição e tetracampeão da Libertadores de Beach Soccer.

Estrutura de ponta

A Arena de Esportes Verão Maior em Matinhos e a estrutura do festival paranaense, que reúne esporte, cultura e diversão, foi elogiada pelos atletas de fora do Estado.

Camila Mariano, de 31 anos, está em sua segunda temporada como jogadora do Internacional. Ela, que é natural de Torres, uma das principais praias gaúchas, ressalta a estrutura montada dentro do Verão Maior Paraná para as competições esportivas. “Quero agradecer por estar aqui participando dessa competição de alto nível. Apesar de ser aqui do Sul, é um pouco diferente. Torres é a praia mais bela do Rio Grande do Sul, pelas suas belezas naturais, mas chegando aqui todas as meninas ficaram encantadas com a praia”, conta.

“A orla é muito bonita, a praia tem uma beleza natural incrível. Aqui no Paraná é a primeira vez que a gente joga. Da outra vez, estivemos em Santa Catarina, e a quadra aqui é excelente, ficamos realmente apaixonadas”, afirma.

O Internacional abriu os trabalhos jogando contra o Avaí. O placar ficou em 5 a 4 para o time gaúcho, em uma partida disputada do início ao fim. “A vitória já veio de primeira. Estamos buscando o nosso objetivo, que é ganhar todas as partidas e o primeiro jogo é muito importante. Na última competição desse circuito, acabamos perdendo para o Avaí, e isso ficou um pouco engasgado como uma revanche. Hoje a gente veio com outro gás, treinou bastante e conseguiu concluir o nosso objetivo”, acrescenta a atleta.

“São atrações pensadas realmente para trazer a família. Nós estamos preparados: temos uma arena confortável, com sombra. A gente sempre alerta sobre hidratação, uso de protetor solar, tanto para quem está jogando quanto para quem vem acompanhar. É uma grande oportunidade para quem está no Litoral, seja o munícipe de Matinhos, veranista ou turista, de conhecer o litoral paranaense”, diz Prado.

Confira a programação da Copa Sul de Beach Soccer:

Sábado – 24 de janeiro (2ª rodada)

13h30 – Feminino: Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

14h45 – Feminino: Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

16h00 – Masculino: Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

17h15 – Masculino: Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

Domingo – 25 de janeiro (3ª rodada)

08h00 – Feminino: Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

09h15 – Feminino: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2

10h30 – Masculino: Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

11h45 – Masculino: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS