23/06/2026 | 17:02 | AEN
Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná
AEN
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, sedia nesta terça-feira (23), o Seminário Estadual BIM & Inovação. O evento busca capacitar o ecossistema da construção civil e disseminar as tecnologias mais recentes associadas à metodologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Promovido em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) e com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL/PR), além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o encontro reúne profissionais e gestores focados em otimizar processos e elevar os padrões de segurança e qualidade nos projetos do setor público e privado.

Nesse sentido, a participação do Governo do Estado reforça o caráter estratégico de fomento e regulamentação da tecnologia no Paraná, impulsionada pelo grande volume de investimentos realizados pela gestão. "A participação do Estado nesse evento de fomento ao desenvolvimento da tecnologia BIM é muito importante, uma vez que o Estado é um grande contratante de obras de engenharia", afirma Janice Kazmierczak, diretora-técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). 

Essa atuação conjunta com as empresas privadas e com os conselhos regionais dá visibilidade à pauta e moderniza as licitações para garantir um melhor uso dos recursos em infraestrutura e edificações. "Isso é fundamental para o desenvolvimento dos nossos projetos, permitindo maior precisão orçamentária e obras mais rápidas, dentro dos prazos de contrato", finaliza Janice.

A importância do seminário se destaca pelo papel de aprimoramento que a metodologia traz tanto para quem projeta quanto para a sociedade. Representantes das entidades ressaltam que os conselhos atuam ativamente pelo aperfeiçoamento da profissão e pelo trabalho ético.

"O BIM traz e vai ao encontro disso: profissionais capacitados que entregam projetos com melhor qualidade, segurança e competência", aponta Walter Gustavo Linzmayer, presidente do CAU/PR. "Com essa capacitação, os ganhos chegam diretamente à administração pública, pois, já que as prefeituras e o governo terão a segurança de obras mais eficientes, baratas e com qualidade na entrega". 

Complementando a visão de inovação para o planejamento técnico, o debate surge em um momento crucial de transição tecnológica, já que a ferramenta passará por novas regras de adoção na esfera pública. "O uso dessa tecnologia será obrigatório para os projetos nos próximos meses e anos", diz Helder Rafael Nocko, presidente do Crea-PR. 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ainda restam vagas para a capacitação que inicia nesta terça-feira
Publicado hoje as 14:01