25/09/2020 | 08:15 | O Bem Dito
Incêndio consumiu 370 hectares de mata no Parque Nacional de Ilha Grande

Um helicóptero e tripulação do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) estão no Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul, no auxílio às equipes de bombeiros militares no combate às chamas na região. Somente na manhã desta quinta-feira (24) a aeronave fez 52 lançamentos de água nos locais atingidos pelo fogo.

A estimativa dos brigadistas é de que uma área de 370 hectares tenha sido consumida pelas chamas. O número equivale a aproximadamente 500 campos de futebol. As informações foram divulgadas pela Globo News nesta quinta-feira.

Segundo o comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, o apoio se deu após o contato do Corpo de Bombeiros da região de Umuarama sobre a necessidade de apoio aéreo para o combate ao incêndio. “Essa região de alagado é de difícil acesso, tanto que em outras situações já houve equipes encurraladas pelo fogo por conta dessa condição. Ficamos felizes em apoiar os bombeiros para minimizar os impactos ambientais e preservar a integridade dos profissionais que lá estão”.

O Falcão 03, helicóptero com capacidade para cumprir multimissões, decolou da Base Leste do batalhão, em Curitiba, e seguiu para auxiliar nas ações de combate às chamas e dar suporte aéreo aos demais profissionais que estão atuando no local. A aeronave conta com o equipamento Helibalde, capaz de captar e lançar 560 litros de água em pontos de difícil acesso.

O trabalho é feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Paraná, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A primeira missão da tripulação foi o reconhecimento da área atingida pelo fogo, feita com o major Andrey Falkiner Fernandes, responsável pelo socorro da região pelo 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI).

O BPMOA faz ainda o transporte de bombeiros até os locais da operação, além de voos de avaliação e monitoramento dos trabalhos em terra. Além disso, uma viatura com operadores aerotáticos presta apoio no transporte de suprimentos e no abastecimento com combustível para otimizar as operações e o combate ao fogo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27