A Carreta Saúde da Mulher, projeto que percorre o Paraná levando exames e consultas gratuitas pelo Programa Paraná Rosa, chegou à metade do percurso com resultados expressivos. Até a cidade de Colorado, que é a 6ª entre as 13 localidades previstas, foram feitos mais de 8,4 mil atendimentos gratuitos.
Até agora, foram realizados 6.221 exames de mamografia, ultrassonografia vaginal, de mamas e tireoide e de citopatologia (papanicolau) e 2.266 consultas médicas. As mulheres atendidas com ultrassom saíram do local com os resultados em mãos. Para as mamografias e exames citopatológicos, elas recebem um protocolo para acessar os resultados on-line em até 5 dias da mamografia e 15, da citopatologia.
Além das cidades-polos: São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio e Colorado, o atendimento também foi feito para os municípios que estão na região e somaram 26 até agora.
“Cada cidade que a Carreta Saúde da Mulher visita representa mais mulheres amparadas, mais vidas cuidadas e mais histórias transformadas. Ver esse projeto chegar à metade do percurso com tantos atendimentos realizados é a certeza de que estamos no caminho certo: o da prevenção, do acolhimento e do amor ao próximo”, ressaltou a primeira-dama do Estado e madrinha do Paraná Rosa, Luciana Saito Massa.
CARRETA SAÚDE DA MULHER – A Carreta Saúde da Mulher foi lançada no mês de setembro com o objetivo de percorrer todo o Estado e dar atendimento a até 18 mil mulheres em mais de 60 cidades. A Carreta tem sido de grande importância para reduzir ou mesmo acabar com a demanda por exames, como na cidade de Cerro Azul, onde a fila para mamografia foi zerada.
O projeto é estratégico com atendimento especializado a mulheres que vivem longe dos grandes centros, ampliando o acesso a exames preventivos e consultas médicas de rotina. “Estruturamos uma Carreta com equipamentos modernos e com exames que podem mudar a realidade de muitas mulheres, porque elas terão em mãos informações que ajudarão a definir a necessidade de um tratamento de saúde”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A Carreta Saúde da Mulher tem um investimento de R$ 10,8 milhões e atua de forma integrada com as secretarias municipais e o Governo do Estado.
Nesta semana (27 de outubro a 1º de novembro), são as mulheres de Santo Antônio do Caiuá, Inajá, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná, Nova Londrina e São João do Caiuá que têm a oportunidade de receber os atendimentos. A Carreta funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado das 8h às 17h.
Veja as cidades que a Carreta Saúde da Mulher já passou:
Colorado (20 a 25 de out)
1.266 exames e 420 consultas
Municípios também atendidos: Santa Fé, Paranacity, Santo Inácio, Flórida, Lobato, Uniflor, Munhoz de Melo, Itaguajé e Nossa Senhora das Graças.
Primeiro de Maio (13 a 18 de out)
1.172 exames e 371 consultas
Municípios também atendidos: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Florestópolis e Sertaneja.
Conselheiro Mairinck (6 a 11 de out)
1.022 exames e 431 consultas
Municípios também atendidos: Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé.
Castro (29 a 4 de out)
1.070 exames e 443 consultas
Cidades de Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga e Ivaí.
Cerro Azul (22 a 27 de set)
942 exames e 324 consultas
Municípios também atendidos: Adrianópolis e Doutor Ulisses.
São José dos Pinhais (16 a 20 de set)
749 exames e 277 consultas
Municípios também atendidos: Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Piraquara.